quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O que é SER CAMPONÊS


O que é SER CAMPONÊS? Perguntam os estudiosos, pesquisadores, intelectuais, etc., na tentativa de interpretar a luta, a história, a realidade e a identidade camponesa. Mas, é chegada a hora em que os próprios camponeses se interpretem na sua própria construção histórica e na sua elaboração identitária.
O MPA, como um Movimento Camponês tem esse papel. E como tal, vem buscando ao logo de suas veredas, interpretar-se no tempo e no espaço de sua própria constituição. Como adolescentes em tempos de puberdade, ora alegres, ora indignados, torna-se extravagantes, rebeldes, demarca espaços, agriculta a vida, derruba cercas e saciam anseios. Mas, sua rebeldia tem causa, às vezes dentro de certa casualidade, de uma conjuntura quase sempre esnobe. Eis que o MPA demonstra sua força, mostra sua bandeira e expõe sua face... E muitos querem entender de onde vem e para onde vão as vítimas deste capital. Todavia, sua reação ao capital é de desencanto para protagonizar histórias de liberdades.
De faces diversas e pensamentos mil, procura se significar na historia da humanidade se fazendo humano. Talvez, precise ao longo de seus caminhos mistificarem-se, simbolizarem-se, resignificarem-se, para tão somente se interpretarem. Quem quiser que se entenda!

Alzení Tomáz
Amiga e colaboradora do MPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário