segunda-feira, 1 de junho de 2009

MPA IMFORMA


TRANSGÊNICOS
Preocupa-nos cada vez mais o avanço da aprovação de sementes transgênicas no Brasil. 56% das sementes plantadas são sementes geneticamente modificadas, ou seja mais da metade. E, a CTNBIO discute a aprovação do arroz e da semente Terminator. Estamos, na verdade, vivendo uma morte lenta e silenciosa. Sem saber os efeitos graves e colaterais das sementes geneticamente modificadas, as empresas não querem saber quem serão as vítimas. Mas quer saber de altos lucros.
As grandes empresas querem mesmo é ter o controle das sementes e dos agrotóxicos , colando a humanidade sob seus domínios. Não interessa se vírus e bactérias estarão ou não se recombinando e produzindo outras variedades ainda mais assombrosas. Quantas pessoas já podem estar morrendo, vítimas das modificações genéticas feitas de forma inescrupulosa o vírus que está produzindo a gripe suína é resultado de combinações e recombinações de microorganismos gerados nos processos de criação industrial de suínos. Será mesmo que a ciência está preocupada com os seres humanos ou com o lucro a rodo custo?

POLÍTICA DE CRÉDITO
Até hoje o governo tem se preocupado em garantir recursos para o agronegócio. O governo acredita que o agronegócio é o carro chefe da agricultura por isso investe rios de dinheiro sem se preocupar em receber, ou seja, subsidia . Na verdade, o agronegócio tem como objeto garantir o mercado de insumos, de máquinas e equipamentos. Está muito mais voltado para os interesses das grandes corporações.
Por serem os pequenos agricultores os que menos envenenam a terra e a água, que garantem a maior agro biodiversidade e responsáveis por setenta por cento da comida que chega á mesa do povo brasileiro e responsáveis por 54 por cento das exportações, estamos reivindicando um credito de 30 a 100 mil reais e com 20 anos para pagar, com um subsídio de 30 por cento.

EDUCAÇÃO CAMPONESA
As elites entenderam que uma das formas de ajudar no esvaziamento do campo e o fechamento das escolas das comunidades camponesas, além da construção de uma literatura e de uma metodologia que levam a crianças a não se verem no mundo do campo, pelo contrário, se verem no mundo da cidade e vendo o campo como um lugar ruim, feio, terra de gente atrasada .
Os grandes empresários do agro e hidro-negócio tem a compreensão de que o campo é para servir aos grandes interesses do capital e não terra para a gente poder nela viver e viver bem.
É por isso que a via campesina trabalha a construção de uma política de educação que seja capaz de inserir as comunidades camponesas com todos os seus modos de vida,seus símbolos e seus sentimentos. Uma educação que ajude as crianças se verem no mundo do campo e alie reinventando a vida. Por isso é necessário uma política de formação de educadores e educadoras,de infra-estruturar para a formação de camponesas e camponesas, de gente, enfim, que se sinta territorializada, gostando do campo e lutando para que tenha mais e mais Vida.
HABITAÇÃO
Oito milhões de famílias não têm casa para morar. Cresce assustadoramente o número de famílias em favelas. Em 2008 houve um crescimento de 4% segundo o IBGE. São as famílias expulsas do campo pelos grandes investimentos e de outras cidades que vão se ancorando debaixo das pontes, ás margens das estrada e em favelas.
Sabemos que não adianta uma política de morada sem o acesso à terra, sem o acesso ao crédito, sem as condições parta poder viver no campo. Moradia exige ou requer um conjunto de coisas que fazem parte da construção da dignidade de uma família no campo e na cidade. Se na cidade precisa de rua limpa, com saneamento básico, rede energia, de comunicação, transporte, escola e serviços de saúde e área de lazer, no campo não pode ser diferente.
Na nossa luta por habitação está inserida a luta por terra e por um modo diferente para podermos viver bem no campo.ao investir em políticas públicas no campo, o governo está garantindo a diminuição de famílias indo paa a cidade e gerando problemas de ordem social cada vez maior. Sabemos que gasta bem menos garantir uma família no capo do que na cidade.

PREVIDÊNCIA SOCIAL
A aposentadoria e um direito de quem trabalhou grande parte de sua vida para servir a sociedade e muitos inclusive até ao bem estar da mãe natureza e precisam de assar o restante da vida descansando .a maioria da população camponesa começa a trabalhar antes mesmo dos dez anos de vida, quase sempre trabalhando de muito e tendo que enfrentar as intempéries do tempo.é por isso e por fazer a cômod chegar a mesa do povo da cidade, que os agricultores e agricultoras merecem uma aposentadoria especial.

CPI DAS DÍVUDAS públicas
Não abemos ao certo o quanto de dinheiro sai dos cofre públicos para o bolso de grandes empresas e banqueiros. Sabemos que um terço daquilo que o governo arrecada , por meio de impostos é repassado para o FMI e e banqueiros dos bancos privados. Hoje a dívida pública, a chamada dívida interna chega a a.6 (um trilhão e 600 bilhões ) e a dívida externa chega a 367 bilhões de dólares. Todo este dinheiro que está indo para o bolso de algumas pessoas, na verdade deveria estar indo para a saúde, educação, construção de casas para o povo, saneamento básico, investimento no campo, reforma agrária e meio ambiente.

CÓDIGO FLORESTAL
O ministro da agricultura Reinold Estefanes, com uma leitura totalmente equivocada do código florestal, está afirmando que o o texto atual inviabiliza o avanço da agricultura por restringir um grande volume de terra ao cultivo. Na verdade, o código deixa bem claro que a área chamada de reserva legal (20 a 80%) da terra do agricultor) não precisa ser de floresta original, simplesmente. O pomar, ao redor da casa. E, nessas áreas, o agricultor ode fazer sistema de manejo, vitalizando ainda mais a floresta, extrair as árvores que se encontram mortas para uso doméstico. E as autoridades, sem conhecimento profundo da lei, acabam não permitindo e criando problemas com o agricultor para seu O que não pode é para fazer comércio.. Nas chamadas áreas de preservação permanente (APPs) também se em uma interpretação, por parte das ditos fiscais do governo, muito perigosa, como por exemplo, matas ciliares, onde também se pode fazer certos tipos de atividades, como por exemplo o extrativismo, a não compreensão correta da lei acaba ferindo os agricultores. Não é á toa que os empresários do campo, defendidos pela bancada ruralista estão defendendo a aprovação da Medida Provisória 458 como já fora aprovada no Congresso, que permite a qualquer pessoa física ou jurídica, apropriar-se de até 1.500 hectares na região da floresta Amazônia, mesmo tendo outras áreas.
Neste sentido defendemos a não flexibilização do código florestal e que o senado não aprove a medida provisória que permite a destruição da floresta Amazônia.

PRODUÇÃO DE COMIDA SAUDÁVEL POR MEIO DA AGROECOLOGIA
O débate e as práticas agroecoógicas estão avançando no mundo todo. Com a revolução verde a partir Dops anos cinqüenta, grande parte do discurso sobre produção de comida voltou-se para o que se convencionou chamar de modernização da agricultura, vias sementes modificadas, insumos químicos. Estas práticas perversas trouxeram e continuam trazendo danos assustadores para a humanidade.
Hoje a construção de sistemas de produção de alimentos agro ecológicos requerem muito empenho das famílias que estão se propondo a assumir este caminho.
Ela requer amor profundo à natureza, planejamento daquilo que pretende fazer na propriedade, não pensar grande, mas ter os pés bem fincados no chão. Aqui no Nordeste, por exemplo, já tem muita gente fazendo agro ecologia ao redor de suas casas, produzindo mel, leite, carne, verduras legumes, frutas e cereais. Muita gente esta fazendo isso com o esforço da família, mas cabe ao Estado destinar recursos, por meio de uma política de investimento, para se efetivar estes sistemas de produção. Projeto de investimento que garante o acesso à terra, à água, à moradia, sistemas simples de armazenamento e acesso às feiras.

SAÚDE
Hoje, quando se fala em saúde ou em política de saúde, vem logo a idéia de hospital, de acesso ao médico, ao remédio, essa visão é muito pobre e preocupante.
Precisamos compreender que o ser humano não está separado do conjunto da natureza. Ele também é natureza, portanto precisa ser compreendido dentro de uma visão holística, ou seja dentro de todos os aspectos que envolvem a vida.
A palavra saúde vem do latim (salus) que significa salvação de todas as coisas: da terra. Da água, da plantas, dos animais. Por isso saúde significa acesso à alimentação saudável, água limpa, terra para cultivar alimentos, lazer e esporte. Saúde não significa tomar medicamentos, mas comer bem, participar das lutas, trabalhar. E os medicamentos podem ser aqueles extraídos das plantas oferecidas pela própria natureza
A indústria médico-hospitalar, a partir da produção de medicamentos químicos, constitui uma ação de grandes corporações que estão ganhando rios de dinheiro com muitas doenças produzidas em laboratório, hospitais e por alimentos químicos danosos á saúde humana.
1. Educação – Exigir que o Ministério da educação repense profundamente, em função das preocupantes mudanças climáticas que estão ocorrendo, os conteúdos curriculares dentro da organização curricular, como: legislação ambiental, agrária, modelos de produção, biomas, alimentação, transgênicos, terminator, sistemas de produção agroecológca,, sistemas de mercado e consumo dos produção agrícola, sistemas de manejo, extrativismo...
2. Dívida Pública – a transferência do dinheiro que deveria ir para a saúde, educação, saneamento básico, etc e acaba indo para o bolso de banqueiros e empresários
3. Grandes projetos – os bilhões que o governo está destinando para grandes investimentos que interessam somente ás grandes empresas e que trarão danos ambientais assustadores para o Nordeste (transnordestina, canal do sertão , Ferrovia de Caetité até Ilhéus, projeto boqueirão da onça, transposição e mono cultivos de cana, soja, eucalipto, mamona, canal de sertão e outros
4. Crédito estruturante para a agricultura familiar camponesa – que estado brasileiro, por meio de seus governantes, aprovem políticas de crédito que dêem condições às famílias e as comunidades camponesas de se estruturarem para garantir a produção de comida saudável, Cabe ao estado assumir isso e não as grandes empresas agronegócio que estão destruindo os biomas e a agro biodiversidade
5. Saúde – combate ao sistema de saúde sustentado pela indústria farmacêutica e por grandes redes de hospitais e farmácias controladas por grandes empresas. Temos que sem terra, sem água limpa, sem comida saudável, sem trabalho digno, sem moradia, sem educação e com tantos enlatados, plastificados certamente não teremos saúde, mas sim mercado de drogas nas farmácias
Luta Camponesa – Soberania Alimentar e Poder Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário