sábado, 18 de setembro de 2010

Presidenciáveis respondem a agronegócio

Presidenciáveis respondem a agronegócio
Alexandre Inacio, de São Paulo

Os três principais candidatos à Presidência da República - José Serra, Marina Silva e Dilma Rousseff - apresentaram ontem em São Paulo avaliações sobre o agronegócio e alguns poucos planos efetivos para o setor nos próximos quatro anos. Os comentários foram gravados em vídeos e apresentados durante a nona edição do Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Associação Brasileira de Agronegócio (Abag).

A ideia era que os candidatos respondessem a seis temas, considerados os mais importantes pelo setor produtivo - renda no campo, infraestrutura e logística, comércio exterior, defesa agropecuária, institucionalidade política e pesquisa. "Sinto que a mensagem chegou a todos. Os candidatos perceberam que o setor precisa de ações rápidas e o nível das respostas dadas mostra um comprometimento de todos com o setor. E nós vamos cobrar esses compromissos", afirma Carlo Lovatelli, presidente da Abag.

O candidato tucano fez críticas ao Movimento dos Sem-Terra, prometeu reorganizar o sistema de crédito ao agronegócio, colocar em prática o seguro agrícola e equacionar os problemas cambiais. Sem dar detalhes de como pretende fazer isso, ele disse que pretende valorizar os centros estaduais de pesquisa, promovendo a parceria entre os setores públicos e privados e que, assim como fez na saúde humana, vai viabilizar a produção e comercialização de defensivos genéricos.

Em sua apresentação, a candidata do PT disse que fundir as operações de alguns ministérios como defendem algumas vertentes do agronegócio, não é uma solução. No que se refere ao comércio exterior, ela disse que dará continuidade às políticas do atual governo e lembrou dos avanços realizados pela atual gestão, como a questão do endividamento rural, aumento do crédito e criação de linhas no BNDES.

A candidata do PV foi a última a entregar seu vídeo. Nele ela considera que, apesar do PAC, o Brasil não possui um plano de infraestrutura e que a pesquisa deve ser utilizada como forma de agregar valor à produção agrícola.

MARINA APOIA O AGRONEGOCIO E O PROGRAMA DO ETANOL

Na sabatina, a candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, expressou apoio ao agronegócio. "Um dia desses, quando me perguntaram sobre o agronegócio, disse que eu era a solução para o agronegócio no século 21", afirmou. Marina elogiou os produtores de etanol associados à Unica. "O Etanol tem a melhor tecnologia do mundo. É uma contribuição econômica, social e para a mudança climática", disse.

Segundo ela, o que a Unica (união das Usinas ede alcool e açúcar de sao paulo)tem feito em São Paulo "é um bom caminho", citando as metas para o fim da queima da palha da cana-de-açúcar, o treinamento profissionalizante para os trabalhadores que deixarão o corte da cana por causa da mecanização e o uso sustentável da água.

A candidata se disse a favor da reforma agrária. " O erro é quando alguém quer sobrepor o seu interesse sobre o de outro, nos dois lados. Há espaço para todos, para o agronegócio, para a agricultura familiar, para o grande para o pequeno", afirmou Marina. A candidata do PT, Dilma Rousseff, não compareceu ao evento.



O campo quer melhorar sua imagem
Alexandre Inacio, de São Paulo

O agronegócio se prepara para colocar em prática um plano de comunicação e marketing institucional do setor. Encabeçado pela Associação Brasileira de agronegócio (Abag), o objetivo é melhorar a imagem do segmento produtivo junto à população dos grandes centros urbanos e valorizar a atividade agropecuária, fazendo uma relação entre a produção e o dia a dia das pessoas.

O projeto de comunicação do setor ainda está em uma fase embrionária. Segundo o presidente da Abag, Carlo Lovatelli, o plano ainda não está fechado e a entidade, juntamente com outras associações representativas de classe, estão no momento de captação de recursos. Enquanto tenta fazer caixa para o programa, alguns grupos de trabalho trabalham em paralelo para traçar as estratégias a serem adotadas.

Ele não revela qual seria o orçamento ideal para dar início à campanha, mas o Valor apurou que já existem R$ 5 milhões comprometidos por empresas e entidades para aplicação no plano. Esses recursos, porém, não seriam suficientes para envolver propagandas em TV, ainda o principal canal de propaganda do país. Fontes revelaram que o mínimo necessário para colocar o projeto em prática seriam R$ 15 milhões, sendo que R$ 30 milhões seria o valor ideal para executar a estratégia em todos os meios de comunicação.

"A comunicação é uma deficiência setorial. Estávamos devendo um posicionamento como esse há muito tempo e pretendemos utilizar todas as ferramentas disponíveis para conseguir a maior abrangência possível", afirma Lovatelli, da Abag.

Enquanto a Abag tenta levantar o restante dos recursos para viabilizar a fase inicial, a expectativa é que a primeira campanha publicitária esteja no ar antes do fim do ano. "Não vamos concorrer com a propaganda política. Vamos nos organizar nos próximos meses para iniciar as primeiras ações após o término das eleições", disse Lovatelli.

Sobre a origem dos recursos, Lovatelli disse que a ideia é que o patrocínio seja gerado a partir de aportes de empresas e entidades ligadas ao agronegócio quanto àquelas que não possuem um vínculo direto. Uma das instituições onde parte dos recursos será levantado é o próprio governo, via Ministério da Agricultura.

Sobre a dificuldade em conseguir recursos para um plano de comunicação para o agronegócio, o ex-ministro e coordenador do Centro de agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, disse que quando era presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), em 1995, tentou fazer algo semelhante. À época eram necessários R$ 2 milhões para uma campanha de seis meses. Ele apresentou o projeto para 60 empresas, com a expectativa de obter cotas de patrocínio de pelo menos 40. "Apareceram três. Uma era a Agroceres e as outras duas eram cooperativas", disse.



Correio braziliense, Brasilia,10 de agosto 2010
Mutirão de ruralistas

Ivan Iunes -Igor Silveira

Kátia Abreu promete passar o chapéu entre representantes do agronegócio

De olho na arrecadação de campanha, os coordenadores da candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência escalaram a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) para passar o chapéu entre os representes do agronegócio. Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia tem o plano de reforçar consideravelmente o caixa de Serra e montar uma estrutura centralizada de captação de recursos para deputados e senadores da bancada ruralista. A intenção é que a representação do setor nas duas Casas cresça 20% no pleito de outubro.

A estratégia de arrecadação entre os empresários do agronegócio ainda está sendo traçada por Kátia Abreu. Inicialmente, a ideia é enviar uma carta de apresentação solicitando a doação de recursos e um boleto bancário, para facilitar o processo. A senadora estuda arrecadar pelo menos R$ 100 de cada contribuinte. Os potenciais doadores são estimados em 2 milhões de produtores rurais e pecuaristas — o Brasil conta com cerca de 5 milhões de pequenos e grandes agricultores e criadores de gado. “Vamos pedir R$ 100, R$ 1 mil, pegaremos qualquer quantia desde que a contribuição seja transparente. Não faremos nada que não for republicano”, afirma.

Embora a prioridade seja a campanha presidencial, recursos pingarão nas contas de candidatos a deputado e senador, desde que alinhados aos ruralistas.

“Os que apoiam a agropecuária terão meu empenho total”, afirma Kátia. Oficialmente, a bancada ruralista conta com 82 deputados e 12 senadores, proprietários diretos de terras. A contar os quem têm interesses indiretos na causa, a soma sobe para 120.

Causa
Os planos da Frente Parlamentar da Agropecuária incluem ganhar de 24 a 36 novos defensores a partir de outubro. Mesmo com divisões partidárias internas, todos teriam o caixa reforçado pela estratégia agressiva de arrecadação. “Não discutimos ideologia. A luta é pela causa e, por isso, não há problema no fato de a bancada ser formada por parlamentares de partidos diferentes”, garante o presidente da Frente, o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC). Segundo especialistas na articulação parlamentar, os planos de arrecadação de Kátia Abreu mostram uma tendência atual, de entidades patronais se empenharem para elegerem bancadas.

Embora a senadora garanta que não utilizará a estrutura da CNA, a mera presença dela à frente do plano já serviria para girar a máquina da entidade, formada por diversas federações estaduais. Além dos ruralistas, o setor industrial também anunciou que implementaria uma estratégia para aumentar a representatividade no Congresso. “O maior problema desse movimento é que a condução do Congresso fica entregue a um número reduzido de corporações e movimentos”, diz o presidente do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, Antônio Queiroz.

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